quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Votem!

Uma vez que o assunto "Portagens nas entradas das grandes cidades" está de novo nas páginas dos jornais e nos ouvidos, gostava de saber quem concorda e quem discorda!
Relativamente ao caso de Lisboa, muitos cidadãos dizem que não temos transportes em condições no interior da cidade. Mas, não teremos?
Com o metro a abranger parte da cidade, e com as inúmeras carreiras da Carris a servirem Lisboa de ponta a ponta... Sim, o metro é o transporte mais rápido e eficiente, mas já imaginaram Lisboa sem carros, apenas com os amarelos autocarros da Carris a percorrerem as ruas? Não se tornariam eles também eficientes?
Não sei se concordo com o pagamento de "mais uma taxa" como referem alguns automobilistas, mas que outro método é que desincentivará a população portuguesa a deixar o seu carro em casa?
Não quero influenciar ninguém, apenas pretendo que pensemos um pouco sobre o assunto e deixem aqui as vossas opiniões. Um mini-referendo, de preparação para o de dia 11 :)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Desculpem mais uma vez comentar um aassunto que de certo modo me diz respeito, mas, realmente temos transportes em Lisboa. Mas numa das principais portas de acesso ao nosso Pais, ainda existem lacunas. Refiro-me ao aeroporto de Lisboa que ainda não possui linha de metro. E o mais escandaloso é de que ele poderá ter uma paragem de metro em 2010. Altura em que o Aeroporto já estará na OTA. Coincidências, ou interesses imobiliários?? acho que não!

9:44 da tarde  
Blogger Filipa said...

Sim, já mencionamos esse problema aqui no blog noutro post. Não há metro no aeroporto, mas há autocarros e como o metro não se faz de um dia para o outro, é necessário pensar em alternativas.
A pergunta era mesmo sobre as portagens, ao que depreendo que o teu voto é negativo.

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha, Filipinha, eu concordo contigo! Passava mto bem sem estes carros todos no centro de Lisboa... Essencialmente na zona da Baixa, Av. da Liberdade - q segundo consta é uma zona muuitto poluída - p além disso o metro serve mto bem essa zona! A meu ver faz mta falta o comboio no Rossio e o metro até Santa Apolónia (obra de Sta Engrácia ali no Terreiro do Paço...) Mas nada que não se resolva...
Trabalho no Centro de Lisboa (no Largo do Rato) e venho sempre (+ 90% dos meus colegas) de transportes, de comboio e metro. Quanto aos autocarros, esses podiam melhorar mto, na pontualidade, frequência, etc. mas tal como tu dizes a eficiência destes, aumentará no dia em q não houver estes milhares de carros dentro da nossa linda cidade à beira mar e beira rio plantada :)
Vamos acreditar e ajudar a mudar (p melhor!) Beijinhos e força aí p os últimos trabalhinhos!

1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu vou de transportes para dentro de lisboa e adoro quando nao ha transito.o autocarro xega num instante ao areeiro..qd demora mt??a culpa e dos CARROS e nao dos transportes publicos.
Concordo com a aplicacao de portagens a entrada mas nada de colocarem na 2ªcircular e eixo norte sul,porque isso e local de passagem para outras zonas perifericas.

6:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Ideia , sim , a de nos pronunciarmos sobre o pagamento de uma portagem à entrada da nossa querida cidade de Lisboa e a de votarmos esta ideia :) òptimo ! Sou 100% a favor dessa portagem ! E de todas as ideias que afastem os carros da Cidade :) Por isso voto SIM , e, já agora sugiro que o dinheiro dessas portagens deveriam ser utilizados a favor da Cidade, que acham ? Poderia ser utilizado como investimento em novos trnasportes ou para melhorar os existentes :)

8:35 da tarde  
Blogger llarafernandes said...

Bem, vou ver se sai alguma coisa de jeito... pq já ando há tanto tempo revoltada com os transportes (leia-se RODOVIÁRIA E OUTRAS)...

Acho que esta situação dos transportes é sp uma bola de neve... há mais trânsito logo os transportes são menos eficientes (refiro-me aos autocarros e afins) e sendo menos eficientes há cada vez mais carros nas ruas.

Realmente, o problema não é o tempo que os transportes demoram a chegar ao destino (não havendo trânsito), desde que cheguem a horas à paragem... acho que o grande problema é esse... não respeitam minimamente os horários e às vezes bem secamos à espera.

Acho que portagens nunca resolveram nada nem nunca vão resolver pq as pessoas que vão de carro sp foram e, se calhar compram menos coisas para si, mas continuam a andar de carro (nem é preciso falar de portagens, falemos dos preços galopantes da gasolina que não impedem nada!)

Acho que a grande solução seria ter mais concorrência na área de transportes pq há sp aquela meia dúzia de operadoras rodoviárias que levantam os preços dos bilhetes/passes todos os meses e as pessoas que se calem e comprem, pq simplesmente não têm outra opção!

Em relação ao metro, não tenho queixas em relação aos horários, mas não podemos esquecer que a maioria das pessoas vive na periferia de Lisboa e não pode fugir aos restantes transportes (salvo se morarem ao pé do metro).

12:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Filipinha,

olha eu sei que muita da culpa das coisas não funcionarem é da enorme quantidade de carros que existem em Lisboa. Eu venho sempre de metro, mas considero-me uma privilegiada pois tenho metro porta a porta sem ter que andar a mudar de linha, mas...sei que nos dias que saio mais tarde (e a maior parte das pessoas hoje em dia sai fora de horas) torna-se pouco agradável e mesmo pouco seguro andar nos nossos transportes. Acho que por portagens em Lisboa será bom, mas muita coisa tem que melhorar...
Beijinhos

11:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home