domingo, dezembro 24, 2006

Feliz Natal!!

E assim chegou o Natal. Com o frio característico da época (Vamos ver se neva em Lisboa novamente este ano;)) e a azáfama de encontrar todas as prendas com que sonhamos antes de dia 24 - no meu caso e do Nuno também precisámos do dia de hoje (uma vergonha :p).
A família reunida, o espírito de paz e amor nas ruas, e... novidade deste ano! Trabalho não falta!
Não me vou por a falar dos trabalhos, porque já chega o tempo que tenho que lhes dedicar, mas venho aqui desejar um Feliz Natal e falar de uma ideia ecológica.
Todos nós sabemos que esta época festiva do ano é muito agradável, mas não é lá grade amiga do ambiente... A quantidade de energia gasta na iluminação extra quer nas habitações como nas ruas é um exemplo, mas como sabe bem que o espírito natalício perdure, não me queixo desse facto. No entanto, os resíduos produzidos nesta quadra festiva multiplicam a um ritmo impressionante. E para quê? Sim, também é importante "esconder" as prendas de modo a criar surpresas (eu adoro surpresas), mas e depois? Quando uma enorme quantidade de papel e cartão é depositada à porta de cada estabelecimento e à porta de cada casa?
Foi neste sentido que foi criada uma iniciativa em São João da Madeira, em que foram criados na cidade contentores específicos para estes dois tipos de resíduos. Posteriormente eles são revalorizados tanto para reciclagem como para enfeites de Natal, de papel.
Vi esta notícia há pouco no telejornal, foram pessoas entrevistadas e a afluencia parece notória!
Boa iniciativa S. João da Madeira! ;)
Feliz Natal para todos e vamos fazer um esforço por não por os papeis de embrulho no lixo comum! Os ecopontos também querem passar o Natal acompanhados, é só enchê-los que eles gostam! :D