quinta-feira, dezembro 14, 2006

(des)mobilidade sustentável



O Prof. Joanaz já disse duas vezes nas aulas um facto que desconhecia e merece ser partilhado aqui.
Sabem quantos títulos de transporte diferentes existem na AML?
Um estudo feito em 2004 (acho eu, não tenho a certeza do ano) chegou ao número 504.
Sim, quinhentos e quatro, leram bem!
Tudo bem que, além dos bilhetes simples, conta com todos os passes mensais existentes na AML, mas para quê tanta confusão? Não hão-de as pessoas andar de carro...
É claro que a responsabilidade não é do número dos títulos de transporte, mas sim da eficiência dos meios. Dentro da cidade, nas zonas abrangidas pelo metro por exemplo, até penso que a locomoção via transporte público é facilitada, mas e quem vive na periferia da cidade? E os que têm que esperar (sabe-se lá quanto tempo) pelos autocarros da carris e outras companhias?
Sinceramente, falando por mim, no centro de Lisboa penso que o sistema até nem funciona mal, mas não chega... O português não quer ter trabalho, quer ter um transporte, ou dois no máximo, de porta de casa à porta do seu destino e sem ter de esperar. E esta situação só acontece aos sortudos aos quais a linha do metropolitano é suficiente para os seus trajectos.
Os outros, ou esperam ou vão de carro!
Uma situação caricata, é como é que o nosso aeroporto é dos poucos da Europa situado completamente na cidade mãe, e não tem uma estação de metro nem comboio? Tudo bem que, vendo a longo prazo, a actual localização do aeroporto não tem grande futuro mas não é desculpa, o aeroporto existe há imensos anos e todos os dias passam por ele milhares de pessoas.
Vê-se em outras cidades que o ridículo é andar de carro no seu interior pois têm uma articulação invejável entre os diferentes meios de transporte, funcional e atractiva para a população.
Há tantas cidades em que a pessoa compra um bilhete, válido para todos os transportes e pode viajar com ele quilómetros e quilómetros sem ter de gastar mais dinheiro para comprar um semelhante. Que situação utópica, pensamos nós, não é? Mas é real...
O trânsito diário infernal... É necessária uma mudança!
Espero que a eficiência dos transportes públicos em Lisboa e a sua articulação melhore muito um dia, mas será isso possível com a circulação de tantos automóveis no seu interior?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem colocado o post. Eu bem noto isso, porque todos os dias lá vou eu de carro para o Aeroporto (ainda me desloco para Figo Maduro) e nem uma paragem de autocarro e muito pior, metro nem vê-lo. E isto tendo a "sede" do metro a fazer fronteira com o Aeroporto da Portela. Resta-me perguntar,.. interesses imobiliários?!?! Espero que não, mas daqui a 10/15 anos (ou menos) iremos saber. Espero estar enganado,mas não creio.... (Keep up)

10:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo, Filipinha! Está nas vossas mãos (Srs. Engs) ajudar a mudar o caos do trânsito em Lisboa! ;p + e melhores transportes públicos e - carros! Beijinhos grandes

5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, este é um tema do qual ninguem discorda. Não há dúvida que estamos perante um problema que tem de ser resolvido.
O problema é quando as resoluções passam por necessárias mudanças comportamentais dos cidadãos, pois sabe sempre bem o conforto do carrinho... Mas é preciso tentar! E tornar atractivos os transportes públicos é o primeiro passo.

2:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home