quarta-feira, novembro 08, 2006

Qualidade do Ar

Hoje tivemos uma aula da disciplina Monitorização de Sistemas Ambientais sobre um tema bastante actual: Qualidade do Ar. Dada pelo professor Chico Ferreira, um entendido nesta área, esta aula foi sobre algumas questões tais como: Porquê monitorizar? Onde monitorizar? Como monitorizar? O que monitorizar? Como reportar os dados?

Uma das coisas mais interessantes nesta aula foi termos comprovado, através da análise de gráficos de qualidade do ar (de alguns casos de estudo) que a qualidade do ar de uma zona da cidade pouco poluída é, na maior parte dos casos, pior no interior dos edifícios do que no exterior. De facto este é um problema grave de saúde pública e do qual não se fala muito. Fala-se muito mais das zonas da cidade com qualidade do ar muito má, não se abordando este tema, no meu entender, com a profundidade necessária.
O interior dos edifícios é dos sitios mais importantes pois é onde passamos a maior parte do nosso tempo de vida, seja a trabalhar, a estudar, em actividades de lazer, etc. Quando alguém passa numa zona muito poluída como por exemplo a Avenida da Liberdade apenas passa lá pouquíssimo tempo, comparado com o tempo que passa no interior dos edifícios, logo não é muito afectada pela poluição pois tem tempo de recuperar... a não ser que essa pessoa trabalhe lá, e aí o caso é bem mais grave!
E na nossa faculdade como andará a qualidade do ar no interior dos edifícios...?

Nuno Mendes

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ehh pá... Se é assim, vou já viver para debaixo da ponte :)

12:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home